Confiança em Deus...

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010 0 comentários
...para não carregar nenhum fardo! 

     Quero iniciar nossa reflexão com o texto bíblico que tem sido a base deste desafio para mim. Trata-se do Salmo 68.19: “Bendito seja o Senhor, Deus, nosso Salvador, que cada dia suporta as nossas cargas”.
      Este texto, primeiro faz uma declaração de louvor: Bendito seja o Senhor, Deus, nosso salvador... O salmista com sua declaração de louvor aponta para a base da sua confiança: Deus! Não era sua capacidade, nem seus recursos e nem seus merecimentos. Deus era a base. Era esta a base que gerava nele a confiança que ele não precisava carregar nenhum fardo – nenhuma carga. A confiança em Deus nos livra dos nossos fardos!
      Quando confiamos apenas em nós, colocamos em nosso ombro todos os fardos que a vida nos impõe. Por isso, o inimigo número um da confiança é a independência. Quando nos tornamos independentes de Deus e achamos que podemos viver a vida do nosso jeito, isto acaba gerando em nós cargas que não conseguimos carregar.
       A independência de Deus nos faz responsáveis por tudo na vida. E esta falsa responsabilidade gera em nós o controle de tudo. E tentar manter o controle da vida é um fardo pesado demais para carregarmos. Deus não nos criou com a competência para ter o controle de nós mesmos. Nós não nos pertencemos. Nossa vida é do Senhor, nosso Deus, nosso salvador. Ele e não nós devemos carregar nossos fardos.
      Por isso quando colocamos nossa confiança no Senhor, não precisamos sobrecarregar nossos ombros com os fardos e aí estamos livres para alegria. Veja comigo o que afirma o Salmo 28.7: “O Senhor é a minha força e o meu escudo; nele o meu coração confia, e dele recebo ajuda. Meu coração exulta de alegria...”.
     Quando confiamos de verdade em Deus, não precisamos carregar fardo algum! A confiança nos liberta dos fardos e nos enche de alegria! Na verdade a confiança em Deus nos protege dos fardos da vida. A Bíblia afirma no Salmo 32.10: Muitas são as dores dos ímpios, mas a bondade do Senhor protege quem nele confia.  Percebe a diferença que a confiança faz na vida da gente?
      Quem tenta carregar seus fardos, vive dolorido. Coração aflito, mente perturbada, corpo esgotado e alma cansada. São as dores que o texto lido menciona. Mas onde há confiança, a bondade de Deus protege destas dores. Confiar em Deus de tal forma que eu não precise carregar nenhum fardo é um desafio para mim e para você a cada dia.  Por isso, quero desafiar você a praticar o que propõe provérbios 16.20: Quem examina cada questão com cuidado, prospera, e feliz é aquele que confia no Senhor.
       Eu estou lhe convidando a examinar esta questão de manter o controle de tudo. Estou lhe desafiando hoje a colocar sua confiança em Deus de todo o seu coração. Como afirmou o texto que lemos, esta postura nos faz prosperar! Quando agimos assim, descobrimos uma vida leve. Mais que leve, encontramos a verdadeira felicidade.
       Foi isto que experimentou Isaias: “Tu, ó Senhor, dás paz e prosperidade às pessoas que têm uma fé firme, às pessoas que confiam em ti”. Isaías 26:3.

 

Pr. J. Jacó Vieira 

0 comentários:

Postar um comentário

Se você chegou aqui algum motivo tem, mesmo que seja por acidente. Em todo caso, só lhe peço respeito. Com o que me escreve, e com o que faz com o que eu escrevo. Obrigada ;D

 

©Copyright 2011 Camila Zaponi |